Zaragata - meaning and definition. What is Zaragata
Diclib.com
ChatGPT AI Dictionary
Enter a word or phrase in any language 👆
Language:

Translation and analysis of words by ChatGPT artificial intelligence

On this page you can get a detailed analysis of a word or phrase, produced by the best artificial intelligence technology to date:

  • how the word is used
  • frequency of use
  • it is used more often in oral or written speech
  • word translation options
  • usage examples (several phrases with translation)
  • etymology

What (who) is Zaragata - definition

FILME DE 1975 DIRIGIDO POR RICARDO COSTA
Ti Zaragata e a Bateira; Nas voltas do rio

Zaragata      
f. Pop.
O mesmo que "zaragalhada".
Desordem; algazarra; confusão.
(Cast. "zaragata")
zaragata      
sm (cast zaragata) pop Desordem, confusão, algazarra.
zaragata      
s.f. (-1890 cf. AGC) infrm.
1 estado de desordem, de alvoroço; confusão, balbúrdia, zaragalhada
2 conflito ou briga em que se envolvem numerosas pessoas; arruaça, desordem, confusão
-etim esp. zaragata (a1869) 'bulha, confusão', prov. da var. fr. ant. eschargaite 'patrulha que monta guarda; emboscada, armadilha, cilada', do frânc. skarawahta , de skara 'destacamento' + wahta 'guarda'; a var. fr. ant. eschagarde gera o esp. zalagarda (1330) 'emboscada; astúcia para enganar; alvoroço repentino para espantar; pendência; bulha, confusão' e a var. fr. ant. eschirgaita gera o asturiano xirigaita 'confusão de vozes e ruídos, algazarra', donde o port. sirigaita ; ver sirigaita -sin/var ver sinonímia de confusão -ant ver antonímia de confusão

Wikipedia

Avieiros

Avieiros (1975) é um filme documentário de longa-metragem de Ricardo Costa. É um dos filmes portugueses que, tal como certas obras de António Campos, Manoel de Oliveira ou de António Reis, segue a linha do chamado cinema direto, na prática da antropologia visual, género criado por Robert Flaherty e desenvolvido por Jean Rouch, na prática e na teoria. É um filme do mesmo ano e sobre um tema idêntico ao de Gente da Praia da Vieira, de António Campos.

É a primeira longa-metragem de Ricardo Costa e tem características que permitem enquadrá-la no movimento do Novo Cinema, no documentário. Foi filmada na aldeia da Palhota, na margem direita do rio Tejo, município do Cartaxo. Tem por homónimo o romance de Alves Redol, sobre o mesmo tema.[carece de fontes?] Tem passagens ilustradas com música de Carlos Paredes.

Na versão televisiva, divide-se em três partes: 1 – Ti Zaragata e a Bateira, 2 – Quem só muda de camisa, 3 – Nas voltas do rio (RTP, série Mar Limiar).